Chegamos em Cumuruxatiba no fim de tarde, e fomos caminhar na praia que era bem em frente à nossa pousada. Esse pequeno vilarejo isolado no sul da Bahia, nos arredores de Prado, consegue manter uma atmosfera de muita simplicidade, com suas ruas de terra e estabelecimentos rústicos. As praias são lindas, com aquelas falésias monumentais que se estendem por quase toda a orla, em contraste com a natureza abundante do pouco que sobrou da mata atlântica naquela região. Nos dias que se passaram, pudemos caminhar até a Praia do Moreira, num trajeto relativamente longo a partir da nossa pousada; visitamos a estonteante praia de Japara Grande, uma das mais bonitas que já visitamos; provamos as batatas assadas de um lugar chamado 'Batataria', parecidas com as batatas do 'Baked Potato', e acima de tudo, descansamos. Depois de alguns dias, havia chegado a hora de partir rumo ao norte


Depois de um longo dia dirigindo em estradas ruins, desviando dos buracos produzidos pelas chuvas que insistiam em cair, chegamos ao estacionamento que dá acesso ao píer de Caraíva, o qual pegamos um pequeno barquinho pra atravessar o rio e chegar nessa vila de pescadores totalmente isolada do resto do mundo. O pico é alucinante! Parece aquela história do filme 'A Praia'. De lá pegamos uma lancha rápida até uma das praias mais bonitas do Brasil; a Praia do Espelho. Essa praia realmente é de uma beleza extraordinária, e os restaurantes espalhados em sua orla cobram preços mais extraordinários ainda! Mas vale a pena! Em Caraíva, existe uma ampla variedade de restaurantes, que agradam qualquer tipo de bolso e paladar. Passados 2 dias nesse paraíso isolado, antes de pegar o carro sentido São Mateus, a Roberta aproveitou pra relaxar com uma massagem na praia, enquanto o Felipe foi correndo até a aldeia Xandó. Infelizmente todos os índios que habitam aquela região foram "capitalizados e modernizados", abandonando a maioria das suas tradições.
A roadtrip passou por algumas cidades de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e totalizou quase 3 mil Km num total de 20 dias aproximadamente. Visitamos algumas das praias mais belas do Brasil, e regressamos com a certeza que vale a pena voltar pra passar mais alguns dias tanto em Cumuruxatiba quanto em Caraíva.
Minas Gerais - Bahia - Rio de Janeiro
No começo de janeiro decidimos fazer uma viagem com nosso próprio carro (NISSAN KICKS) até a Bahia cujo roteiro incluía a volta pelo litoral do Brasil, já que a médica da Roberta havia nos recomendado que não viajássemos pra fora, como eram nossos planos de ir pra Europa, por causa da gestação. Decidimos por essa viagem de carro porque se algo saísse errado, seria muito mais fácil chegar a um Hospital e se comunicar com um médico aqui na nossa terra do que em algum país do continente europeu. Saímos cedinho de São Paulo e chegamos em Betim no final do dia, só pra passar a noite, depois de dirigir por debaixo de chuva durante quase o dia todo (janeiro foi o mês mais chuvoso da história em Minas Gerais, num período de 110 anos, com diversas catástrofes acontecendo nos arredores da capital). No dia seguinte, saímos cedo rumo à Teófilo Otoni, num outro percurso cujo dia foi praticamente inteiro debaixo d'água, por estradas precárias e em obras; O Felipe chegou exausto! Então no último dia, antes de chegar à Bahia, saímos bem cedinho, pra poder aproveitar o fim de tarde em Cumuruxatiba e passamos pela Pedra da Boca, um ponto turístico que como o próprio nome já diz, se trata de uma pedra gigante com uma fenda enorme, que imita um sorriso, e também por um lugar muito bom em Teixeira de Freitas, com serviço e comida de qualidade (coisa rara por ali). A nossa aventura em terras baianas estava só começando.
Paramos em São Mateus somente para dormir, e no dia seguinte enfrentamos o dia mais longo da viagem, cujo destino foi Macaé. Foram 12 horas de viagem, passando por estradas em obras com o sol batendo sem parar, bastante cansativo. A cidade de Macaé também serviu apenas para passar a noite, já que no dia seguinte, antes de chegar em Arraial do Cabo, passamos o dia em Búzios. Lá aproveitamos a disputada Praia de Geribá, com suas águas límpidas e transparentes; almoçamos num excelente restaurante vegetariano pertinho da estátua de 'Brigitte Bardot'; e degustamos um café bem acompanhado no final do dia na rua principal. Chegamos em Arraial do Cabo quase de noite, e no dia seguinte, num passeio a bordo de uma embarcação com outros turistas, visitamos a espetacular Praia do Farol, uma das mais belas do país. Como nosso hotel ficava na Praia dos Anjos, no outro dia chegamos de excursão na maravilhosa Praia do Forno, ali do lado, e voltamos caminhando pela trilha. Arraial do Cabo abriga algumas das mais bonitas praias do Brasil, sem dúvida nenhuma, mas infelizmente o que atrapalha um pouco é a quatidade de gente sem noção que circula por ali. No dia de ir embora, saímos cedo para pegar uma praia na Barra da Tijuca, e durante o almoço vegetariano, encontramos a talentosa 'Tatá Werneck' junto com seu marido, que, muito simpática, veio falar conosco e bater algumas fotos. Passamos a última noite no Rio de Janeiro, e no dia seguinte partimos de volta à São Paulo, finalizando mais essa fantástica roadtrip.